Instituto de Moralogia

A sociedade atual passa por uma fase de grandes transformações, e a maioria das pessoas encontra grandes obstáculos em descobrir um referencial ideal para uma vida social saudável. Preocupado com os rumos desta sociedade Hiroike fundou o Instituto de Moralogia (do Japão), em 1926. Hoje, o Instituto é uma fundação de direito privado reconhecido pelo Ministério de Educação do Japão como instituição de educação escolar e social e de utilidade pública. Há, no Japão, aproximadamente 50.000 membros associados.

O Instituto de Moralogia visa à educação vitalícia (educação continuada) e à educação por gerações, e tem o propósito de contribuir para a construção de uma sociedade cada vez mais sadia, humana, harmoniosa e, sobretudo, feliz.

Moralogia visa não só à compreensão da parte teórica, mas também, à sua aplicação na vida cotidiana, não sendo um ensinamento para mera divulgação. Entender a teoria e assimilar essa teoria, ou seja, ficar imbuído desse espírito são situações distintas. Muitas pessoas, entretanto, limitam-se a compreender a teoria e se equivocam ao julgar que já estão praticando os ensinamentos em sua plenitude. SABER não é o mesmo que SER. Precisamos evitar esses equívocos e buscar a verdadeira maturidade, a perfeição. Para isso, os treinamentos e as práticas morais contínuas são necessários.

Dessa forma, as atividades do Instituto de Moralogia são de cunho educacional e estão centradas na realização de cursos, ciclo de palestras, seminários, grupos de estudos e reuniões familiares. Há também alguns eventos recreativos visando à integração e confraternização dos associados, mas a preocupação principal dessas atividades está sempre voltada para o aprimoramento dos pensamentos e sentimentos no momento dos preparativos e dos eventos. A sede central em Chiba, a 30 km de Tóquio, está situada num campus de aproximadamente 40 hectares, com modernas instalações projetadas para proporcionar um ambiente sadio, de harmonia e de fraternidade.

No campus, há também a escola pré-primária, o colégio e a Universidade Reitaku, reconhecida pela qualidade de seu ensino de economia e idiomas. Na sede central e nos seus Centros Educacionais, promovem-se anualmente dezenas de cursos e seminários, com duração e públicos-alvos diversificados como empresários, professores, administradores, senhoras, assalariados, estudantes, e também o público geral, procurando incentivar, no dia-a-dia do curso, o exercício dos princípios desta ciência.

Em paralelo, por iniciativa de seus membros, promovem-se em todo o Japão milhares de reuniões e ciclos de conferências visando à divulgação da ciência e ao aprimoramento das pessoas. As atividades do Instituto constituem um autêntico movimento de despertar para uma nova moralidade, tendo como suporte principal a dedicação voluntária e espontânea de seus membros em prol do melhoramento de suas respectivas comunidades locais. Hoje, o Centro de Pesquisas da Ciência da Moral, do Instituto de Moralogia, prossegue desenvolvendo estudos e pesquisas da moralogia (ciência da moral) de acordo com o que foi proposto por Hiroike em seu Tratado.

O Centro tem como objetivos:

(i) realizar estudos sobre ética e moralidade especialmente sob a ótica da ciência humana;
(ii) realizar pesquisas sobre a consciência moral e estruturar um banco de dados internacional sobre educação moral;
(iii) desenvolver estudos de temas atuais como ética comercial, eco-ética, bio-ética e ética familiar.

O Centro pretende atuar como base de uma rede de instituições e órgãos de pesquisa internacional, promovendo a comunicação e o intercâmbio entre pesquisadores e especialistas em ética, no mundo inteiro.

Galeria de Fotos

Resumo

O quadro a seguir mostra os principais fatos que ilustram a evolução do Instituto de Moralogia, no Japão.

anoevento
1926Data de fundação do Instituto de Pesquisas da Ciência da Moral, por Chikuro Hiroike
1931Início das atividades de Educação Social por meio da Moralogia com a Grande Conferência, para empresários, no auditório do Jornal Mainichi Shimbun
1935Instalação da Escola Superior de Ciência da Moral e da Instituição Escolar Hiroike de Ensino Superior (atual Universidade Reitaku) na cidade de Kashiwa, província de Chiba.
1947Homologação do Instituto como uma Fundação Educacional, pelo Ministério da Educação
1958Primeira edição da revista mensal Reirou
1959Inauguração do Curso Livre de Educação Social em Mizunami, província de Guifu
1960Inauguração do Centro Educacional de Mizunami (Curso colegial em regime de internato total)
1962Inauguração do Pavilhão do Memorial Chikuro Hiroike (museu e biblioteca particular)
1963Primeiro Encontro Nacional de Educadores, sob o patrocínio do Ministério da Educação (Desde então, realizado anualmente no mês de agosto em todo o Japão)
1964Enviou ao Brasil a Primeira Missão de Divulgação
1966Membro da Assembléia Nacional para o Desenvolvimento de Jovens
1968Enviou à Coréia do Sul a Primeira Missão de Divulgação
1969Membro do Conselho Nacional das Entidades de Desenvolvimento de Jovens. Primeira edição da Revista Mensal Nova Moral e da Revista Administração e Moral
1972Mudança da razão social para Instituto de Moralogia
1974Membro do Conselho das Entidades de Educação Social
1976Realização da Solenidade de 50 anos de Fundação
1987Realização da Primeira Conferência Internacional sobre Educação Moral com o patrocínio do Ministério da Educação
1989Realização da Conferência Internacional sobre Cultura e Economia Asiática com o patrocínio dos Ministérios da Indústria e Comércio e Relações Exteriores. Participação no Festival Nacional sobre Educação Vitalícia, promovido pelo Ministério da Educação. Desde então, membro participante todos os anos.
1991Conferência Internacional de Tóquio sobre Ética Comercial com o patrocínio dos Ministérios da Indústria e Comércio e Relações Exteriores
1995Realização da Segunda Conferência Internacional sobre Educação Moral com o patrocínio do Ministério da Educação
1996Realização da Primeira Conferência Mundial sobre Ética Comercial com o patrocínio dos Ministérios da Educação, Indústria e Comércio, Relações Exteriores, e Federação das Instituições Econômicas do Japão
1997Realização do Simpósio de Ética Biomédica
1999Realização do Seminário sobre Ética Comercial
2001Realização da Solenidade de 75 anos de Fundação
2002Realização da Conferência Internacional de Ciência da Moral
2005Co-organizador, em Paris, do Simpósio Internacional sobre “Diversidade Cultural e Valores Transversos: Diálogo Leste-Oeste sobre Dinâmica Secular e Espiritual”, juntamente com UNESCO e Centro Internacional de Pesquisas sobre Estudos Japoneses
2006Publicação do Livro Branco sobre Ética e Moral
2009Realização da Segunda Conferência Internacional de Ciência da Moral
2010
Homologação como entidade de utilidade pública